Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Grupo PSA | 27 de fevereiro de 2017

Rolar para cima

Subir

Desenvolvimento Sustentável

sustentavelTer um desenvolvimento responsável é um dos quatro eixos da Visão estratégica do Grupo PSA e a base para os outros três. O compromisso do Grupo engloba o desenvolvimento de veículos mais seguros e com impacto ambiental reduzido, uma relação que ofereça cada vez mais condições respeitosas aos seus colaboradores e o aprofundamento de seu engajamento social.

No âmbito interno, a empresa busca como metas principais: promover o crescimento dos colaboradores; garantir o bem-estar, a saúde e a segurança no trabalho; reforçar a coesão social; e desenvolver a ética e a cidadania.

Como empresa socialmente responsável, além das questões que incidem diretamente no desenvolvimento e produção de veículos, o Grupo PSA defende a ética e a cidadania e foca suas ações, principalmente, em três eixos: segurança viária, emissões de CO2 (meio ambiente) e mobilidade urbana. Eixos fundamentais, mas que não são limitadores das atividades desenvolvidas no Brasil, onde o Grupo também apoia ou desenvolve, por exemplo, diferentes projetos ligados a educação, como engajamento para contribuir para a melhora das condições sociais no país.

Abaixo, algumas das ações e projetos desenvolvidos ou apoiados pelo Grupo PSA no Brasil:

icono-autoSegurança Viária / Mobilidade Urbana

Instituto para a Cidade em Movimento (IVM)
CartilhaManutenção e patrocínio das atividades da ONG internacional IVM (Institut pour la Ville en Mouvement), que desenvolve estudos e debates sobre a mobilidade urbana nos centros urbanos.

Cartilha de Segurança no Transporte Veicular de Crianças     
Em parceria com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), e com a supervisão do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Grupo desenvolveu e vem distribuindo uma cartilha com esclarecimentos sobre o transporte seguro de crianças em veículos. Mais de 40 mil cartilhas já foram distribuídas.

icono-arbolMeio Ambiente

Poço de Carbono Peugeotsustentavel2
Programa de reconstituição da biodiversidade em uma fazenda desmatada no estado do Mato Grosso. Projeto iniciado em 1999 e que já recebeu investimentos de 10 milhões de euros.

icono-educacionEducação

Escola Formare 
Escola FormareInstalação dentro do Centro de Produção de Porto Real de uma escola, em parceria com a Fundação Iochpe, para capacitação profissional de jovens de baixa renda das regiões próximas à fábrica.

Parcerias com o SENAI
Programa de desenvolvimento e capacitação de mão de obra voltada ao setor automotivo. Mais de 3 mil pessoas já foram capacitadas.

Parcerias com Universidades

O Grupo PSA mantém diferentes parcerias com universidades dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo para o incentivo a formação profissional e a pesquisa.

icono-socialSocial

Apoio a entidades e instituições
A PSA Peugeot Citroën vem apoiando ações de diferentes entidades e instituições do país, como campanhas realizadas pelo Detran do Rio de Janeiro, empréstimos e doações de veículos para ações sociais, entre outros.

icono-colaboradorRelação com o colaborador

Acordo Mundial sobre Responsabilidade Social
Em 2006, a PSA Peugeot Citroën elaborou um acordo que formalizou, no plano mundial, o seu compromisso em relação à responsabilidade social da empresa, dividido em 14 compromissos baseados em três pilares: Direitos fundamentais, Gestão e desenvolvimento dos recursos humanos e Compromissos relativos a instituições externas. No Brasil este acordo foi ratificado em 2007.

Segurança do Trabalho
O Grupo implementou o Sistema de Gerenciamento de Segurança do Trabalho (SMST), que tem como objetivo ensinar, conscientizar e prevenir os acidentes de trabalho. O sistema faz da filial brasileira uma das montadoras com a menor taxa de frequência de acidentes com afastamento do país e uma referência mundial dentro do Grupo PSA.

Inclusão profissional de portadores de necessidades especiais
A PSA Peugeot Citroën possui um acordo com a Secretaria de Trabalho e Renda do estado do Rio de Janeiro para incentivar a inclusão profissional de portadores de necessidades especiais.